Código de Conduta e Ética
Código de Postura e Ética
Esta política fixa o padrão de relacionamento e postura profissional dos sócios e colaboradores da PanElectric diante dos clientes, fornecedores, parceiros, comunidade, poder público e privado e como norteador em temas como confidencialidade, distribuição de brindes, meio ambiente, saúde e segurança, propriedade privada, mídia, denuncias, postura da gestão.
Usamos esta política como ferramenta e referência de orientação para os relacionamentos internos e externos, reforçando o compromisso com nossos valores. Nossas equipes conhecem este código de ética e assinam um termo de compromisso, declarando atender as diretrizes nele estabelecidas, estando sujeitos a sanções disciplinares previstas na CLT em caso de descumprimento.
Missão
Utilizar tecnologias avançadas para oferecer cabos elétricos rentáveis em aplicações especiais.
Visão
Manter-se como referência em cabos elétricos para aplicações especiais
Valores
Ancoramos nossas práticas nos seguintes valores:
Honestidade
Buscamos fazer o que é correto dentro das normas e preceitos legais, assumindo um compromisso com “fazer o que é correto” em nossas atitudes e decisões.
Respeito
Valorizamos o ser humano na sua integralidade, exercitando a empatia, acreditando que sendo respeitosos e cientes de que viemos de diferentes culturas, temos como tarefa alinhar nossas expectativas, construindo diariamente boas relações em um ambiente cada vez mais diverso e global.
Organização
Entendemos que a capacidade de organização de processos, espaços, e ideias nos torna mais ágeis, competitivos e assertivos nas nossas rotinas e planejamentos.
Disciplina
A entrega esperada de nossos gestores e colaboradores parte do acordado em contrato de trabalho, onde normatizamos desde horários de trabalho, até o atendimento às questões ético comportamentais, presentes neste texto. A Pan Electric busca manter de maneira sistemática equipes com entregas de qualidade superior aliados a manutenção continua dos comportamentos combinados e metas planejadas.
Acreditamos que a repetição contínua dos processos e comportamentos desejados, vinculados a treinamento e aprendizagem, leva a expertise, e se traduz em qualidade de produto e satisfação de clientes.
Inovação
Investimos em pesquisa, desenvolvimento, e inovação, na busca constante de novos projetos, processos e matérias primas, produtos e serviços, com o objetivo de melhor atender as necessidades dos nossos clientes.
Tecnologia
Promovemos e estimulamos nossas equipes a acompanhar o que o mercado apresenta de mais atual em relação a tecnologias que possam nos manter mais ágeis e competitivos.
1. Relações entre acionistas
As relações entre os acionistas devem ser pautadas nos mesmos valores da empresa, independente da participação acionária de cada sócio. O sistema de governança corporativo, constituído pelo presidente do conselho e o conselho consultivo, juntamente com os executivos, devem servir de modelo de aplicação deste código de Postura e Ética pela forma como mantem suas relações entre si e com os demais gestores.
2. Relações com funcionários
As relações entre colegas e colaboradores e chefias e colaboradores deve ser pautada pelos valores da Pan Electric, e que suas ações sejam marcadas pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito ao ser humano.
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a. Recrutamento e seleção
O processo de recrutamento e seleção será direcionado para o melhor atendimento das especificações e descrições de necessidade e capacidade para o atendimento da vaga em questão, sendo que não será admitido nenhuma forma de discriminação de candidatos por sua cor, origem, etnia, idade, raça, opção religiosa, sexo ou opção sexual. Temos como objetivo trazer para as equipes pessoas comprometidas, capazes de executar as funções do cargo em questão e alinhadas aos nossos valores.
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b. Relações Hierárquicas
Entendemos que passamos grande parte de nossa vida no trabalho, então queremos que na Pan Electric as relações entre colegas sigam por meio dos comportamentos de cortesia, respeito, lealdade, espírito de equipe, confiança e dos valores esperados pela empresa na busca de resultados.
Não admitimos assédios, tais como sexual, econômico e moral, ou situações que configurem pressões, intimidações ou ameaças no relacionamento entre empregados, independente do seu nível hierárquico.
O empregado que se sentir desta forma, pode utilizar os canais de denúncia, junto ao presidente ou representantes da CIPA para que as situações sejam apuradas e tratadas corretamente. Não serão permitidas retaliações a funcionários que apresentarem denúncias. -
c. Avaliação e Promoção
Como política de valorização pessoal, e transparência nos processos de promoção, buscamos apresentar aos funcionários o plano de carreira, para que possam entender quais os requisitos necessários para participar de processos seletivos internos e buscar aliar seu desenvolvimento pessoal ao da empresa.
Os processos de avaliação e feedback, devem ser alinhados antecipadamente, para que cada colaborador saiba o que é esperado dele e quais os critérios de avaliação serão usados. -
d. Demissão
A análise e ciência das lideranças, nas solicitações de desligamento, tem como objetivo o melhor entendimento das situações de demissão. As justificativas dos líderes direcionarão o desenvolvimento de lideranças e pessoas com o objetivo de aumentar a retenção de colaboradores.
Quando as demissões forem inevitáveis, deverão ser pautadas por princípios sociais e éticos, fornecendo feedbacks confidenciais, dignos que promovam o entendimento dos erros e acertos do relacionamento entre colaboradores e lideranças. A todo o colaborador será entregue documento de entrevista de desligamento, onde poderá expressar suas opiniões, estando este documento restrito a consulta de lideranças diretas a pessoa.
3. Privacidade
Os empregados devem manter a confidencialidade das informações, verbais, escritas e faladas, ou experiências as quais tenham sido expostos e que digam respeito a empresa e seus clientes, fornecedores ou terceiros reconhecendo que estes dados são de exclusiva propriedade da Pan Electric, não podendo ser utilizados para quaisquer outros fins que não os expressamente previstos no contratado.
4. Relação com os clientes
Temos como norteador e princípio, fornecer bens e serviços produzidos conforme
especificações técnicas e legislações pertinentes, buscando atender a necessidade do cliente e as suas
expectativas em relação ao nosso produto. Prezamos por manter relações baseadas em confiança e
transparência sobre nossos produtos e contratos.
As informações sobre nossos produtos devem ser claras e estar de acordo com as especificações.
A Pan Electric não discrimina clientes, devido ao porte econômico, localização ou origem, mas
poderemos não iniciar ou encerrar relações comerciais, quando estas ferirem os valores básicos da
companhia, apresentarem riscos econômicos, legais, ambientais ou de saúde, assim como quando seus
interesses não estiverem sendo atendidos.
5. Relação com Fornecedores
A Pan Electric espera de seus fornecedores clareza e transparência nas negociações e especificações de produtos e serviços, evitando situações de conflito. A seleção de fornecedores segue princípios e critérios claros e sem discriminação. Todas as decisões que tomamos devem ter base em critérios técnicos e econômicos. Nossos fornecedores devem conhecer e cumprir os requisitos deste código de ética, e apresentar o termo de ciência (ANEXO) e entendimento com o objetivo de iniciar ou continuar com nossa parceria. Nossos fornecedores devem prezar pelos cuidados em segurança, saúde e meio ambiente.
6. Relação com Concorrentes
Esperamos que nossas relações com nossos concorrentes sejam pautadas pela ética, pressupondo que a competência e a qualidade dos produtos e serviços sejam vetores soberanos para influenciar o mercado, assim como possamos buscar defender os interesses setoriais comuns junto aos fóruns adequados.
7. Relação com a Esfera Pública
O relacionamento com agentes públicos deve ser realizado somente por pessoas e funções
destinadas a este propósito e norteada pelos valores da companhia. Não serão aceitas vantagens indevidas
com o objetivo de influenciar resultados de fiscalizações e benefícios.
O fornecimento de informações a todas as esferas de governo, incluindo órgãos públicos municipais,
estaduais ou federais, devem ser feitos sempre por escrito, mediante protocolo. Em caso de demandas
apresentadas por representantes do governo, o empregado que recebeu o contato deve imediatamente entrar
em contato com o departamento jurídico da empresa, solicitando orientações.
Não é permitido o financiamento e doações causas ideológicas, político partidárias, ou empregados
públicos, em nome da Pan Electric. Respeitamos o direito individual dos empregados em se envolverem
em assuntos cívicos e participarem do processo político, desde que em seu tempo livre e as suas custas, não
envolvendo recursos, o nome ou marca da empresa a estes interesses.
Manifestações políticas partidárias não são permitidas nas dependências da empresa.
8. Entidades de Classe
A Pan Electric respeita a livre associação, e mantem o relacionamento com as entidades representativas de classe com o objetivo de tratar de temas de interesse coletivo que possam impactar os negócios da Pan Electric.
9. Relação com a Comunidade
O investimento social externo deve estar relacionado com as necessidades e demandas da comunidade em que estamos inseridos, e auxiliando na promoção de projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida e segurança. Estas ações são viabilizadas por meio de instituições comunitárias, organizações não governamentais, escolas públicas, entre outros. Cada demanda recebida deverá ser avaliada e a decisão pela contribuição é tomada em caráter societário.
10. Relação com o Meio Ambiente e Saúde
A Pan Electric tem em sua política o desenvolvimento continuo aliado a manutenção da natureza
preservada. Estamos atentos aos impactos que nossos processos podem gerar na natureza e na saúde,
buscando de forma contínua minimizar impactos, assim como destinar ou reaproveitar da melhor forma os
descartes dos processos.
Realizaremos continuamente treinamentos para que as equipes conheçam as rotinas de proteção de
saúde e de meio ambiente, e se responsabilizem por elas. Buscar parcerias engajadas em desenvolvimento
atrelado a saúde e o meio ambiente preservado faz parte dos princípios éticos da empresa, e do respeito a
comunidade local e global.
11. Patrimônio
Zelo, conservação e o uso responsável do patrimônio da Pan Electric é a prática esperada pela gestão e seus colaboradores. Não permitimos o uso deste patrimônio para fins pessoais ou em benefício de terceiros. Comuniquem qualquer tipo de furto, roubo, fraude, depredação ou retirada de patrimônio.
12. Práticas Coercitivas a Corrupção e Propina
A oferta e o recebimento de vantagens indevidas e de qualquer espécie, são práticas ilícitas assim
como lavagem de dinheiro e corrupção. Não serão aceitas as condutas que envolvam as práticas acima
durante a condução dos negócios entre a Pan, seus clientes e fornecedores e governo. Aceitar ou solicitar
benefícios financeiros como presentes ou gratificações não são práticas aceitas.
É permitido o recebimento ou oferta de brindes, desde que possam ser apresentados aos colegas,
sem causar constrangimento a Pan ou a quem recebeu.